A nossa proposta


De um modo geral, as universidades são os grandes centros responsáveis pela formação de opinião e instrução de mais alto nível para todas as camadas da sociedade. Nas áreas de segurança e defesa isso não é diferente.

Existe há mais de uma década um enorme interesse da CAPES em fomentar altos estudos nessas duas áreas. Em agosto de 2005 a CAPES, em parceria com o Ministério da Defesa, tornou público o Edital Pró- Defesa nº 01/2005, onde conclamava para que as Instituições de Ensino Superior apresentar projetos de implantação de redes de cooperação acadêmica no País na área de Defesa Nacional, com vistas ao estabelecimento de convênio de fomento no âmbito do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional – PRÓDEFESA. Esse edital tinha como objetivo geral a formação de recursos humanos pósgraduados em defesa nacional, tendo em vista a produção de pesquisas científicas nesse campo do saber. Entraram como associadas três instituições militares de altos estudos: a Escola de Guerra Naval (EGN), a Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) e a Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (ECEMAR/) da Universidade da Força Aérea. O projeto foi implantado em 2007 com sucesso na Universidade Federal Fluminense (UFF). Uma das unidades criadas na UFF a partir dessa iniciativa da CAPES foi o Núcleo de Estudos Estratégicos.

É nesse contexto que é proposta a criação do NEEDS/UFSCar como Programa de Extensão, o qual deverá desempenhar diversas funções em quatro eixos fundamentais:

1. Atuar, no âmbito dos estudos estratégicos de segurança e defesa, como divulgador e formador de opinião de alto nível, inicialmente no âmbito nacional, e numa segunda etapa, no âmbito internacional.

2. Interagir junto aos órgãos do Estado que desenvolvem esses tipos de interesse no sentido de auxilia-los quando assim for solicitado.

3. Fornecer subsídios técnicos a instituições e/ou gestores de alto nível nas áreas de políticas públicas que necessitem de conhecimento teórico nas questões relativas a segurança e defesa.

4. Subsidiar a pesquisa e o desenvolvimento de projetos de alto nível nas áreas de segurança e defesa realizados em instituições publicas ou privadas nacionais que requeiram pessoal e conhecimento de excelência no desempenho de atividades ligadas ao planejamento e direção nos campos da segurança e da defesa em nível municipal, estadual e federal.

São Carlos, 14 de março de 2019

Dr. Eng. Fernando M. Araujo-Moreira
Prof. Titular/DF-UFSCar
Coordenador Geral do NEEDS