Temática do Needs


Serão tratados neste Núcleo:

i. Estudos estratégicos associados à pesquisa, projeto e desenvolvimento de novas tecnologias, processos e procedimentos de uso em defesa e proteção civil visando a prevenção de desastres naturais e o gerenciamento de crises a eles associadas.

ii. Estudos estratégicos associados à pesquisa, projeto e desenvolvimento de novas tecnologias, processos e procedimentos de uso em segurança pública pelas polícias estaduais (civil e militar), policia federal, polícia rodoviária federal, agentes e oficiais de inteligência, guardas municipais, agentes de trânsito, peritos criminais (estaduais e federais) e agentes de segurança privada no combate e prevenção da criminalidade.

iii. Estudos estratégicos associados à pesquisa, projeto e desenvolvimento de novas tecnologias, processos e procedimentos de uso em defesa nacional pelas forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) no combate e prevenção ao terrorismo (tradicional e não-convencional com uso de agentes QBRNE), tráfico de armas, pessoas e drogas ilícitas, e fundamentalmente da defesa da soberania nacional. Ainda, este projeto de extensão dará especial atenção ao apoio científico-tecnológico às forças das missões de paz das quais o Brasil participe.

iv. Estudos estratégicos associados à investigação de aspectos de Geopolítica e Diplomacia de Defesa, de Cooperação em Segurança Internacional e Defesa Nacional.

v. Estudos de Defesa associados à investigação de aspectos de Inteligência de Defesa e de Estado sob uma perspectiva inovadora buscando a cooperação com elementos de interesse da Inteligência Estratégica a partir de uma nova análise do Sistema de Inteligência de Defesa e a partir da investigação de realidades e contextos de interesse do processo decisório, com o uso de metodologias emergentes.

vi. Estudos estratégicos associados à investigação de cenários prospectivos de Segurança Internacional e Defesa Nacional e a sua relação com Defesa QBRNE abordando a segurança integrada, inteligência de Defesa e de Estado na prevenção e no gerenciamento de acidentes/incidentes QBRNE.

vii. Estudos de Defesa associados à investigação de ciência, tecnologia e inovação e a Defesa Nacional, aplicadas à Defesa QBRNE, abordando tecnologias de interesse da Defesa aplicadas às áreas aeroespacial, nuclear, nanotecnologia, biotecnologia, nanobiotecnologia e cibernética e a sua relação com Defesa QBRNE.

São Carlos, 14 de março de 2019

Dr. Eng. Fernando M. Araujo-Moreira
Prof. Titular/DF-UFSCar
Coordenador Geral do NEEDS